Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Evolvulus gnaphalioides Moric. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-03-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Rosangela Simão Bianchini


Justificativa

Subarbustos endêmicos do estado da Bahia (Simão-Bianchini & Ferreira, 2013). A espécie é restrita à região da Chapada Diamantina, sendo encontrada nos municípios de Gentio do Ouro, Morro do Chapéu, Piemonte de Diamantina, Caetité e Carinhana (CNCFlora, 2013). Ocorre no Cerrado e Caatinga, em solos arenosos de dunas e em algumas localidades próximas a estradas, em altitudes que variam de 500 m a 1.105 m (Bianchini, 2009). Apresenta AOO de 40 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando os municípios de ocorrência e sua especificidade de hábitat na Chapada Diamantina. Atividades econômicas baseadas na agricultura e pecuária, bem como o aumento da frequência de incêndios relacionado a essas atividades são ameaças à espécie (Lobão, 2006; IBGE, 2013), implicando declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e das suas subpopulações. Considerando também a ausência de registro em Unidades de Conservação, são necessários investimentos para aumentar o esforço de coleta na região de ocorrência da espécie e para o desenvolvimento de ações necessárias a sua conservação in situ e ex situ.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Evolvulus gnaphalioides Moric.;

Família: Convolvulaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Pl, Nouv. Amér. 41. 1839. t. 61. por M.E. Moricand.

Distribuição

Endêmica do Brasil, ocorre no estado da Bahia (Simão-Bianchini & Ferreira, 2013), restrita a Chapada Diamantina, nos municípios de Gentio do Ouro, Morro do Chapéu, Piemonte de Diamantina, Caetité e Carinhana (M.L. Guedes et al. 13568). Coletado em altitude entre 500 m (R.M. Harley 18979) e 1.105 m (F. França 4696).

Ecologia

Subarbusto com ocorrência em Caatinga e Cerrado (Simão-Bianchini & Ferreira, 2013), sobre solo arenoso, em dunas e próximo a estradas (Bianchini & Rosário, 2009).

Ameaças

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes Na região de Campo Rupestre do Morro do Chapéu, é comum a queimada da vegetação no período que precede a temporada de chuvas para que as gramíneas floresçam e possam ser utilizadas como pastagem (Lobão, 2006).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes Além das queimadas realizadas para a formação de pastagens no Morro do Chapéu, os impactos da pecuárias estão relacionados com o pastejo, que não é sustentados pelos Campos Rupestres, recobertos por afloramentos e solos rasos, arenosos e pobres em nutrientes, que acabam sendo levados à exaustão (Lobão, 2006). A pecuária é uma atividade comum no município de Gentio do Ouro, sendo uma ameaça para a espécie na região (IBGE, 2013).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes A agricultura é também uma das fontes de renda do município do Morro do Chapéu, tanto em cultivos permanentes quanto temporários. Este último degradam intensamente o ambiente (Lobão, 2006). A Agricultura é também uma atividade econômica bastante desenvolvida no município de Gentio do Ouro (IBGE, 2013).

Referências

- Bianchini, R.S.; Rosário, A. S. do. 2009. Convolvulaceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. 496 p.

- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Gentio do Ouro Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=gentio+do+ouro >. Acesso em 24 de agosto de 2013

- Lobão, J.S.B. 2006. Análise socioambiental no município de Morro do Chapéu-BA baseado em geotecnologias. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia.

- Simão-Bianchini, R.; Ferreira, P.P.A. 2013. Bonamia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB28375)

Como citar

CNCFlora. Evolvulus gnaphalioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Evolvulus gnaphalioides>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 20/11/2014 - 15:16:34